Entre lobos
_ Parece que temos mais convidados chegando _ previu papai, minutos antes de eu identificar o som de lobos correndo, seguido de passos humanos. Não demorou muito e estavam batendo na porta.
_ Devem ser Leah e Josh. Eles ficaram de vir. _ adiantou Sue.
_ São eles mesmos _ confirmou Jacob, indo abrir a porta.
_ E aí? Ainda sobrou alguma comida pra gente? _ perguntou Josh, já enturmado.
_ Parece que o jantar se transformou numa festa. Tem até champanhe! _ disse Leah, pegando o copo da mão de Jacob e provando da bebida. _ Hummm, que gostoso!
_ Eu e Nessie ficamos noivos! _ anunciou Jacob a Leah, com um certo orgulho nas palavras.
_ Já tô sabendo da cerimônia. É só o que se fala em La Push, depois da reunião do Conselho.
_ Vamos ter festa na reserva! _ comemorou Josh.
_ Guardei comida para vocês, venham até a cozinha. _ chamou Sue, sendo acompanhada por Leah e Josh.
_ E onde está o amigo brasileiro de vocês? _ perguntou vovô.
_ Nahuel foi dar uma volta, não se preocupe, papai. _ respondeu mamãe.
_ Contanto que não arrume confusão na redondeza... _ alertou vovô.
_ Pode ficar tranquilo, Charlie! Ele é de paz. _ defendeu papai.
O som do telefone tirou vovô da sala. "Alô? Como vai Sam. Só um minuto que vou chamá-lo".
_ Jacob, telefone pra você. É Sam.
Olhei para Jacob, estranhando o telefonema. Afinal, a última vez que eles estiveram juntos o clima não tinha sido muito agradável. Jacob também demonstrou surpresa, mas logo foi atender o telefone.
_ Oi Sam! Realmente estranhei, mas fico feliz por estar falando com você novamente. Valeu! Obrigado mesmo! Eu digo pra Nessie. Eu ir aí? Agora? Mas estamos no meio de uma comemoração. Não quer vir pra cá? Entendo. Já estou indo então.
_ O que foi? O que Sam queria? _ perguntei, curiosa.
_ Ele quer falar algo importante comigo e pediu que eu vá à La Push.
_ Nós vamos com você _ disse Leah, ladeada por Josh e Seth.
_ Eu também vou _ decidi, sendo logo dissuadida da minha ideia.
_ É melhor não, Nessie. Deixa a gente resolver isso entre nós.
_ Ué? Não vamos ser uma só alma? Acho que tenho direito de participar dessas reuniões também.
_ Mas Sam pode não se sentir a vontade. Não sei o que ele quer falar e não quero criar um novo atrito com ele. Ok? _ as palavras de Jake, finalizadas com um carinho no rosto e um beijinho, me convenceram... em parte.
_ Tá bom. _ respondi, meia contrariada.
_ Só tome cuidado com o carro e lembre-se que temos uma viagem marcada pra amanhã. _ surgiu papai no meio da conversa, entregando a chave a Jake.
_ Valeu, Edward. Vamos?
_ Onde vocês vão? Algum problema com Billy? _ perguntou vovô.
_ Vamos ter que ir à La Push, mas está tudo bem, "chefe" Swan. Nenhum problema com papai _ disse Jake, .
Eu realmente fiquei curiosa e não ia aquietar enquanto Jake não voltasse. O que será que Sam teria de tão importante para falar com Jake? Por que esses lobos são tão complicados?
_ Acho bom você começar a se acostumar com o jeito dos lobos. Afinal, vai se casar com um. Respeitar as tradições, a cultura, as características próprias deles... _ me aconselhou papai.
_ Eu sei, eu sei. E já procuro fazer isso, papai. Bem, agora é só esperar pra ver o resultado dessa conversa. O pior é que ainda nem sabemos o que Nahuel decidirá.
_ Vai começar agora uma partida de futebol na TV. Assiste comigo Edward? _ convidou vovô.
_ Ah, sim. Quem joga?
_ New England Patriots contra o Indianapolis Colts.
_ Tom Brady está jogando?
_ Claro! Ele é o melhor quarterbak da NEP. Não iam deixar ele de fora nunca.
Bem, o que me restava fazer agora? Sue já estava retirando as taças e colocando a cozinha em ordem com a ajuda de mamãe. Resolvi ajudá-las. Precisava ocupar a minha mente com alguma coisa, senão a ansiedade ia acabar comigo.

Stephenie Meyer responde algumas perguntas sobre Amanhecer:

O que a capaa significa?
A capa de "Amanhecer" (Breaking Dawn) é uma metáfora para a Bella, da sua progressão ao longo de toda a saga. Ela começou como a mais fraca (pelo menos fisicamente, quando comparada aos vampiros e lobisomens) no jogo de xadrez: o peão; e terminou como a mais forte: a rainha. No fim das contas, é Bella que traz a vitória para os Cullens.

O que o título significa?
O título "Amanhecer" (Breaking Dawn) é uma referência para o início da vida de vampiro de Bella.

Porque a grande preparação para uma luta que não aconteceu?
Eu não sou o tipo de pessoa que escreve um final "hamletiano". Se a luta tivesse acontecido, teria terminado com 90% dos combatentes, tanto os Cullen como os Volturi, destruídos. Simplesmente não haveria outro resultado, se a luta começasse, tendo em conta as capacidades e o número dos opositores. Porque eu nunca iria terminar uma história com Bella e todo mundo morto! Eu sabia que seria uma verdadeira batalha mental. Foi um jogo de manobra, com o campeão vencendo, não por destruir o outro lado, mas por serem capazes de ficar de pé. Esta foi outra razão pela qual eu gosto de usar o xadrez na metáfora. Eu dei uma pista quando Alice rasgou uma página de "O Mercador de Veneza" porque o fim de "Breaking Dawn" ia ser algo semelhante: a carnificina parece inevitável, abordagens de castigo e, em seguida, o poder é invertido e ganha-se o jogo por algumas estratégias verbais. Nenhum sangue é derramado, e os pares românticos têm todos um "felizes para sempre".

O que aconteceu com a esposa de Marcus?
Era uma vez, um jovem vampiro (ele só tinha sido um vampiro por uma década e meia) chamado Aro que mudou sua jovem irmã Didyme, que tinha apenas atingido a idade adulta, em um vampiro, a fim de acrescentar ela em sua crescente multidão. Aro sempre quis o poder, e porque ele próprio tinha um potente dom de leitura da mente, esperava que sua irmã biológica também fosse dotada de alguma forma que pudesse ajudá-lo a subir no mundo vampiro. Ele viu que Didyme tinha um dom; ela desenvolvia uma aura de felicidade que afetava todos os que chegavam perto dela. Embora não fosse exatamente o que ele esperava, Aro refletiu sobre as melhores formas que ele poderia usar esse dom. Entretanto, o mais confiável parceiro de Aro, Marcus, se apaixonou por Didyme. Isto não era incomum, dada a forma como ela fazia as pessoas se sentirem, muitas pessoas se apaixonavam por Didyme. A diferença foi que desta vez, Didyme apaixonou-se também. Os dois eram tremendamente felizes. Então, felizes, no fato de que, depois de um tempo, os planos de dominação de Aro já não importavam muito. Após alguns séculos, Marcus e Didyme discutiam a sua própria maneira. Evidentemente, Aro estava bem consciente das suas intenções. Ele não estava feliz com ele, mas ele pretendia dar a sua bênção. Então ele esperou por uma oportunidade para agir, e quando ele soube que jamais seria descoberto, assassinou sua irmã. Afinal, Marcus era muito mais útil para ele do que a irmã tinha sido. Isto não quer dizer que Aro não amou verdadeiramente sua irmã, é só uma parte fundamental de sua personalidade a capacidade de destruir até mesmo o que ele ama, a fim de promover suas ambições. Marcus nunca descobriu que Aro era responsável pela morte de Didyme. Ele se tornou um homem brando. Aro utilizou o dom de Chelsea para manter Marcus leal aos Volturi, apesar de que o dom de Chelsea não poderia fazer Marcus mostrar qualquer entusiasmo por ele.


Por que o nome Renesmee?
Bem, eu não poderia chamá-la de Jennifer ou Ashley. Que nome dar ao bebê mais original do mundo? Eu olhei um monte de sites com nomes de bebês. Eventualmente, eu percebi que não havia nenhum nome humano que servisse para mim, então me entreguei à necessidade e inventei um. Eu não aprovo tais enganos na vida real, eu nem acredito em criatividade com imagens de crianças de verdade! Mas isso era fantasia, e não se encaixam nomes humanos, então eu fiz o melhor que pude. Eu dei o nome "Renesmee" há muito tempo e agora o ele soa muito natural para mim. Não foi assim enquanto as pessoas mencionavam: "Ah, é um nome esquisito, não é?"

Qual é a definição de um metamorfo e qual é a definição de um lobisomem? É um homem que se transforma em um lobo? Ou é um homem que, uma vez infectado por uma mordida de lobisomem, se transforma em um lobo durante a lua cheia?
Se você vai com a descrição básica, então os Quileutes são lobisomens. Não é uma distinção que realmente importa em um dia normal. Durante o confronto com os Volturi, Edward percebe que Caio vai usar o tratado com os lobisomens como uma desculpa para atacar. Ele está consciente da distinção entre estes lobos e os do tipo mais tradicional, e que ele é apenas um detalhe técnico que pode ser usado para desviar o ataque. Tecnicamente, os Volturi não estão em guerra com os lobos e Edward sublinha a palavra "metamorfo", a fim de fazer a distinção mais clara para as testemunhas. Os Quileutes não tinham conhecimento da existência de uma espécie diferente de lobisomens, mas Carlisle e Edward conheciam. Houve uma sugestão sobre isso no final de Eclipse quando Edward diz a Vitória (referindo-se a Seth), "Será que ele é tão parecido com o monstro que seguiu James na Sibéria?"

O que aconteceu com Leah?
Leah está bastante satisfeita com a vida. Ela está livre da bagagem de Sam, que é uma coisa muito feliz para ela. Ela é a "beta" no bloco de Jacob, mas ela não pode deixar de ser um pouco complacente com seus irmãos de alcatéia (uma coisa de lobo). Jacob tornou-se o amigo de confiança que ela está precisando há algum tempo, e ele é um verdadeiro conforto para ela, apesar de esconder sua admiração pelo outro, com constantes brigas. Ela não tem absolutamente nenhum interesse romântico em Jacob, e a coisa toda só incomoda porque Nessie estreita os laços de Jacob com os vampiros.

Vampiros e gravidez: quando foi que essa idéia lhe ocorreu? Como funciona isso?
A primeira semente (sem trocadilhos) foi plantada quando eu fiz a pesquisa de Bella no computador, no capítulo sete do Crepúsculo. Bella lê sobre várias lendas reais sobre
vampiros do Danag, Estria, Upier, etc. No romance, apenas mencionei algumas das muitas lendas que eu li. Uma que eu não fiz menção foi sobre o Incubus, a única que falava sobre uma característica dos vampiros: os machos podem gerar crianças. "Hummm...", eu disse. E arquivei essa informação para mais tarde. Quando decidi escrever a primeira sequencia de Crepúsculo (Forever Dawn), eu sabia que ele giraria em torno de um bebê híbrido desde o início.

Quando o meu editor e eu decidimos ir do início e realmente desenvolver, desde Bella na escola, eu fiz assim, com o conhecimento de que tudo ia acabar com os acontecimentos de "Breaking Dawn". Tudo o que eu escrevi foi apontado nessa direção.

Sempre fui muito cuidadosa quando respondia a pergunta "vampiros podem ter filhos?", porque eu não queria dizer alguma coisa errada, mas eu também não queria fazer o futuro super-óbvio. Concentrei as minhas respostas sobre a metade feminina da equação de que as vampiras não podem ter filhos, porque seus corpos já estão parados. Não há nenhuma mudança de ciclo para começar, e seus corpos não puderam expandir-se para caber uma criança em crescimento. Eu propositalmente evitei responder à pergunta: "Pode um vampiro do sexo masculino ter uma fêmea humana grávida?" para preservar um pouco de surpresa, no último livro. Havia muitas declarações sobre este assunto, que supostamente teriam partido de mim, mas eu nunca fiz esses comentários porque, obviamente, eu sabia que isso aconteceria.

Agora, sobre a questão "como isso é possível?". Primeiro de tudo, é claro que não é possível. Nada dessa história é possível. É uma história de fantasia sobre criaturas que não existem na realidade. Dentro do contexto da fantasia, no entanto, é assim que funciona:
1) Os vampiros são fisicamente bastante similares às suas origens humanas para passar como seres humanos em algumas circunstâncias (como nos dias nublados).
2) Existem muitas diferenças básicas. Eles parecem ter a pele como a nossa, apesar da ser muito clara. A pele tem a mesma finalidade geral de proteger o corpo, no entanto, as células que a compõem não são flexíveis como as nossas células, são duras e reflexíveis como cristal. Um líquido semelhante ao veneno em sua boca funciona como um lubrificante entre as células, o que torna possível o movimento (nota: este líquido é muito inflamável). Um líquido semelhante ao mesmo veneno lubrifica os olhos, para que seus olhos podem mover-se facilmente em suas órbitas. (Entretanto, eles não produzem lágrimas porque as lágrimas existem para proteger o olho contra lesões, e nada vai ser capaz de arranhar o olho de um vampiro.)
3) O lubrificante -veneno - nos olhos e na pele não é capaz de infectar um ser humano da forma que a saliva pode. Da mesma forma, todo o corpo do vampiro muitas versões do veneno de fluidos base que mantêm uma semelhança com a do líquido, que foi substituído, e em função da mesma forma e para os mesmos fins. Embora não haja substituição do veneno que funciona exatamente como o sangue, muitas das funções do sangue, são transportados de alguma forma.
4) Além disso, o sistema nervoso funciona de uma forma ligeiramente diferente, mas de forma elevada. Algumas reações são involuntárias, como respirar (talvez os vampiros usem porque tenham o olfato mais apurado do que nós, e não pela necessidade de oxigênio) ou piscar, não existem, porque não há um propósito para eles. As reações normais de excitação ainda estão presentes em vampiros, agindo, através do veneno, como tecidos fluidos reagindo como um afluxo de sangue. Como a pele do vampiro é semelhante à pele humana e tem a mesma função básica de fluidos intimamente relacionados com os fluidos seminais, continua a existir em vampiros do sexo masculino a informação genética, capaz de se ligar ao óvulo humano. Este não era um fato conhecido no mundo dos vampiros (fora de experiências pessoais de Joham), antes de Nessie, porque é quase impossível para um vampiro estar perto de um humano e não matá-lo.

Eu não vou entrar em todos esses detalhes, porque é uma longa e complicada explicação. Além disso, é difícil de ser ouvida claramente com todos os gritos. Principalmente porque eu esperei para fazer isso por escrito, porque tenho um imaturo "Homer Simpson" em mim com tendência a rir quando digo que as palavras "fluidos seminais" em público.

Por que você escolheu encerrar a saga?
The Twilight Saga é realmente a história da Bella, e este era o lugar natural para a sua história encerrar. Ela superou os maiores obstáculos em seu caminho e lutou à sua maneira para ser o que ela queria ser. Acho que eu poderia tentar prolongar artificialmente a sua história, mas não seria interessante o suficiente para me manter escrevendo. Histórias de um conflito, ou os conflitos em que Bella está centrada são resolvidos.

Como você se sente sobre a polêmica de Amanhecer?
Me entristece, claro, mas eu estava esperando por ela. A negativa foi maior do que eu estava preparada, mas isso foi porque o livro vendeu muito mais exemplares do que eu esperava. Foi maior do que eu pensei que seria em ambos os lados: positivos e negativos.

É inevitável que, quanto maior fica o seu público, será maior o grupo que não gosta do que está lendo. Porque nenhum livro é um livro bom para todos. Cada indivíduo tem seu próprio gosto pessoal e experiência, e é por isso que há uma variedade tão grande de livros nas prateleiras. Há muitos livros populares que eu não gosto. Por outro lado, há livros que eu adoro e que ninguém parece preocupar-se. A surpresa para mim é o que tantas pessoas fazem como meus livros. Eu escrevi para um público muito específico, e assim não havia nenhuma garantia de que qualquer outra pessoa no planeta, além de mim, poderia apreciá-los.

Ao publicar um livro, eu sabia que não seria adequado para cada pessoa que o lesse. Com Amanhecer, a expectativa era tão grande e tão intensa que eu sabia que a reação negativa seria especialmente ruim neste momento. No final, é apenas um livro. Nenhum livro, álbum, filme, programa de TV ou qualquer outro tipo de entretenimento pode atender a esse nível de expectativa. Ah, pode fazê-lo para algumas pessoas, pode ser exatamente o que estavam procurando. Mas sempre existirá um outro grupo que estava à procura de algo mais.

É uma coisa difícil ter pessoas descontentes com você, mas não há nada que eu possa fazer. Se eu pudesse voltar no tempo, sabendo tudo o que sei agora, e escrever a série de novo, eu ia escrever exatamente a mesma história. (A escrita seria melhor, embora a prática leve à perfeição.) Esta é a história que eu queria escrever, e eu amo Amanhecer. É tudo O que eu queria no último romance da minha saga. A reação das pessoas não muda.

Amanhecer deve ser feito em dois filmes. Por quê? Seria impossível de filmá-lo em um só?
Se as páginas de Amanhecer nunca foram feitas em um filme, é difícil imaginá-lo caber em noventa minutos. O livro é tão longo! Eu não posso imaginar como ele pudesse destilar-se, o livro seria mais curto. Mas talvez um roteirista possa ver uma maneira de fazer isso e ainda cobrir os pontos cruciais.

Quando eu disse que Amanhecer seria impossível para o cinema, é por causa de Renesmee. Você pode fazer quase qualquer coisa hoje em dia, dragões realistas, dinossauros e quantidades infinitas de criaturas que não existem, com direito a combinação com os elementos reais. Alguns deles parecem tão reais que você se esquece que não são. No entanto, a única coisa que eu nunca vi é um ser humano que realmente parece real. Uma atriz não pode interpretar Renesmee, pelo menos não quando ela tem poucos dias de idade, ela é do tamanho de um bebê, mas suas expressões são totalmente controladas e conscientes. Ela teria que ser uma construção. Claro, eles desenvolvem novas tecnologias incríveis todos os dias, e nós temos um pouco de tempo.

Bella é uma anti-heroína feminista?
Quando eu ouvi ou li as teorias sobre Bella ter um caráter anti-feminista, essas teorias são geralmente são baseadas em suas escolhas. No início, ela escolhe o amor romântico sobre todo o resto. Eventualmente, ela opta por se casar em uma idade precoce e, em seguida, optar por manter um bebê inesperado e perigoso. Eu nunca quis que suas escolhas da ficção fossem um modelo para ninguém na vida real. Ela é uma personagem de uma história, nada mais ou menos. No topo do que, isto não é ficção mesmo realista, é uma fantasia com vampiros e lobisomens, de modo que ninguém poderia fazer sempre suas escolhas exatas. Bella escolhe as coisas de forma diferente como eu faria se estivesse no lugar dela, porque ela é um tipo muito diferente de pessoa que eu sou. Além disso, ela está em uma situação que nenhum de nós tenha estado, porque ela vive em um mundo de fantasia. Mas fazer suas escolhas faz dela um exemplo negativo de capacitação? Para mim, pessoalmente, não.

Na minha opinião, a fundação do feminismo é esta: ser capaz de escolher. O núcleo do anti-feminismo é, pelo contrário, dizendo a uma mulher que ela não pode fazer algo apenas porque ela é uma mulher, de tomar qualquer escolha longe dela especificamente por causa de seu gênero. "Você não pode ser um astronauta, porque você é uma mulher. Você não pode ser presidente porque você é uma mulher. Não é possível executar uma companhia porque você é uma mulher." Todos esses opressores.

Uma das coisas estranhas sobre o feminismo moderno é que algumas feministas parecem estar colocando seus próprios limites nas escolhas das mulheres. É como se você não pudesse escolher a família em seus próprios termos e ainda ser considerada uma mulher forte. Como é que a habilita? Existem regras sobre quando e como podemos amar ou casar e quando nós poderemos ter filhos? Existem postos de trabalho que podem e não podem ocupar para ser um "verdadeiro" feminista? Para mim, essas limitações parecem anti-feminista, no princípio básico.

Eu acho que dezoito é uma boa idade para se casar. No entanto, Bella é limitada pelas circunstâncias fantásticas que eu nunca tive que lidar. A pessoa que ela ama tem, fisicamente, dezessete anos, e ele não vai mudar. Se ela e ele quem estar em um pé de relacionamento saudável, a idade dela não poderá ir muito além da dele. Além disso, o casamento é realmente um compromisso insignificante comparado a desistir de sua mortalidade, por isso é engraçado para mim que algumas pessoas se prendam a um fato e a outro não. Dezoito é jovem demais para desistir de sua mortalidade? Para mim, qualquer idade é muito jovem para isso. Para Bella, foi o que ela realmente quis para sua vida, e não era uma fase que ela estava parando de crescer. Então eu não tenho problemas com a sua escolha. Ela é uma pessoa forte, que tem persistência e determinação.

O que você vai fazer a seguir? Vai continuar com o universo Crepúsculo?
Acho que preciso de uma pausa de vampiros. Neste ponto exato de tempo, eu não sinto que vou voltar para Forks. No entanto, eu também não me sinto confortável em dizer às pessoas o que eu tenha planejado para mais romances. Talvez uma parte de mim esteja protegendo esses segredos porque eu não estou pronta para deixar os meus vampiros para trás. Ou talvez seja apenas um hábito de cinco anos de sigilo obrigatório. Tenho certeza que será um pouco antes de eu descobrir qual é a verdadeira razão. As coisas vão provavelmente ser mais claras depois que eu ficar longe das histórias por um tempo.


 

...