Liberdade de expressão é um dos princípios básicos de um país livre e democrático. E isso é maravilhoso! É claro que tal ferramenta deve ser usada com responsabilidade e ética. Por este motivo, meu post sobre minhas impressões do que vi no último evento do Twilight Universe ficou cheio de interrogações. Por este motivo, também, deixei aberto este meio de comunicação com nosso público para que eles tivessem direito de resposta. Minha intenção não foi acusar ou tacar pedras, mas ter respostas. E o Rafael Nery, um dos representantes do Twilight Universe foi digno e fez a gentileza de dispensar um pouco do seu tempo com nosso humilde blog e explicar alguns pontos. De forma educada, inteligente e transparente, escreveu o seguinte texto como coment, que agora publico aqui como post, na íntegra, sem tirar ou pôr nenhuma vírgula. Segue...

"Mônica, boa tade, tudo bem? Sou o Rafael, do Twilight Universe. Vou deixar aqui meu comentário, ok? Pensei em mandar um e-mail, mas usarei esse campo para isso. Espero que não se importe. Se ficar brava, depois você me dá uns puxões de orelha.
Tomo a frente da equipe da organização do Twilight Universe para poder falar em nome de todos. Eu acho muito legal que TODOS aqui pensem que brasileiro não pode abaixar a cabeça. Eu concordo com vocês e por isso vim aqui só tentar explicar a mensagem que passamos no dia.
Usamos o pequeno espaço do evento para poder deixar claro somente uma única coisinha (e o que alguns já falaram), "nós não temos poder para nada!". Muitos acham que por termos parceria com Paris Filmes, Intrínseca, Rede Globo, SBT e outras empresas, nós conseguimos tudo o que os fãs querem, incluindo o que nós também desejamos. Não é assim! INFELIZMENTE...
O comentário gerado foi por já enfrentarmos fãs furiosos por não termos conseguido levar ninguém na coletiva ou na pré-estréia!!! A ponto de, como comentamos, irem na casa da Natasha a noite para reclamar e brigar com ela. Entederam? Isso é um pouco de exagero, não?
Só trouxemos a público o que divulgaram para nós sobre o evento. Se pensarmos, pode ser que não tinham como fazer um evento como no resto do mundo, pois em outros países várias empresas se reúnem para montar um evento e não somente a licenciadora do filme. Entende? Aqui a Paris Filmes optou por fazer um evento menor realmente para a imprensa, sobre o comportamento dos fãs, NUNCA falamos para outro veículo que NÓS fãs somos culpados pelo nosso comportamento, mas sim foi o que rolou no backstage!!! A Paris se preocupou em falar com os fãs, ligando para nós e passando um comunicado, porém outros veículos e empresas chegaram a falar que "não tivemos mais nada, por culpa do comportamento dos fãs". Por favor, gente, nós somos fãs também (sou louco pela Kristen) e em momento nenhum falaríamos mal de fã. Agora, a imprensa tem muita culpa, pois o alarde todo e muita confusão que foi gerada, tanto de comunicação como de falatório de coisas inexistentes, que vieram a prejudicar os fãs, foi feito pela própria imprensa!!!
Agora, peço que não briguem conosco e acho certo a atitude da Mônica em não ficar quieta, porém não fazer isso em um blog! Passaram a noite na fila, certo? Então vão até os responsáveis por isso, não falo somente a Paris Filmes, mas sim Intrínseca, empresas que apoiam, governo por cobrar N impostos para esse tipo de evento e licenciamento.
Pensem também que esse foi o primeiro evento dessa magnitude! Certo? Lembram de algo parecido no Brasil anteriormente? Nem quando o Viggo Mortensen veio para cá deu tanto o que falar quanto agora... Quem sabe não aprendam com esse erro e façam algo melhor? Sobre a vinda deles para cá em Maio, ainda é um mistério mesmo, não sabemos de nada, até mesmo o por quê, um contato na Revista Caras disse sobre a vinda deles no ano passado e errou feio (depois que ficamos sabendo), então pode até ter vindo de fontes confiáveis, porém não podemos também acreditar cegamente, né? Vai que por trás de tudo rola algo para despistar (como já aconteceu em outros eventos)? Mas acredito que valha ficar de olho e atento a essa e a qualquer notícia que vier!!! Certo? Papel de fã...
Não sabemos o motivo do formato do evento, falta de verba? (talvez pelo valor de um evento assim ou até maior) programação imposta pelos atores? (também pode ser!) agenda? (não sei!). Pensem que os atores também incluem certas clausulas e elas podem ter impedido algo, pois o Brasil AINDA não é visto em turnês desse tipo. Certo? Ou vocês vêem o mesmo tipo de insentivo e divulgação que é feita na Europa ou EUA?
E voltamos a falar, o caráter de maior grupo do Brasil, se resume aos eventos!!! Não a filiação... Não somos o mesmo estilo de fã-clube convencional. Por favor, não misturem ou se iludam com isso, é apenas um título que alguém deu. E como foi falado, realmente não somos ninguém e não vivemos do Twilight Universe. Da mesma forma que acontece com Percy Jackson, qualquer um pode montar o seu grupo para divulgação local e fazer evento, o que temos de diferente são parceiros, patrocínio e know how, que isso eu me incluo, por ter trabalhado com eventos desde 2000.
A Natasha comparou a Harry Potter por ela já ter vindo dessa geração e ter sofrido muito mais, pois agora ela consegue fazer mais para ela mesma e para todos os fãs que apoiam a gente.
Não quero que o Twilight Universe fique mal visto. Por favor! O que tentamos expressar foi para quem entendam que nem sempre podemos ajudar, pois somos meras pontes com os chefões do jogo todo. Não somos dono de nada, nem dos atores, nem dos livros, muito menos dos fãs, só tentamos ajudar... Foi o que eu falei, a partir de contatos que sempre tivemos é que resolvemos montar eventos!!!
Espero que ninguém fique com raiva de nós, que deixem de nos seguir, como também espero que vocês não fiquem quietas somente aqui no Blog e usem o poder de voz que a Mônica tem para comunicar com todos aqueles que devem, pois é mostrando força e união que se ganha as coisas!!!
Agradeço a você Mônica pelo apoio, até mesmo por ter trazido essa discussão para cá, como também por sempre nos apoiar divulgando o Twilight Universe e esperamos contar com você daqui para frente, assim como foi em eventos que outros grupos participaram com a gente.
Me disponho a tirar qualquer dúvida, como também continuar o bate-papo sobre os fãs, pois acho que não encerra aqui e sim se renova para a galerinha toda tomar consciência de que um grupo só não faz diferença, mas sim se toda aquela galera da frente do hotel tivesse ido e tomado uma postura forte e impondo, não no dia do evento, mas constantemente, aposto que as coisas podem começar a mudar.
Peço desculpas por usar esse espaço para respostas, mas não desejo mal para o meu próprio grupo, como também para nenhum, mas sim a amizade entre todos!!!

Abraços
Rafael Nery"


Nota do blog: Este blog é um canal entre nós fãs - com ou sem fã-clube, com ou sem página na internet. E faço questão que o Twilightemania prime pela transparência. Por isso não quis deixar seu texto limitado a um coment. Queria que ele tivesse o mesmo espaço e o mesmo acesso a todas as leitoras. É o que acho certo e justo. Twibjos e obrigada!

2 comentários:

  1. Nathy_bells disse...

    Ow Rafael obrigada por responder as nossas duvidas ... espero que depois disso possamos unir mais nós fanpires para tentar fazer a diferença e mostrar que merecemos sim um reconhecimento melhor ...  

  2. Nery disse...

    Obrigado pela atenção, Mônica! Agradeço pela transparência e profissionalismo em trazer ambos os lados de uma informação, evitando confusões e falatórios desnecessários. Espero que eu tenha evitado confusões em suas idéias e que tenha esclarecido tudo, ou pelo menos boa parte!!!

    Como eu disse, espero mesmo que muitos fã-clubes se reúnam e evitem a briga que existe entre tantos outros hoje em dia, para só fortalecer.

    Volto a dizer que me ponho a disposição para qualquer bate-papo futuro e espero contar com a sua ajuda daqui para frente, assim como o Twilight Universe se dispõe a ajudar o Twilightemania também!!!

    Para quem quiser manter contato comigo, deixo meu msn rafaelneryviana@hotmail.com ou pelo e-mail do TU no nosso site.  


 

...