Artigo de Monica Marinho


Um dos assuntos que mais têm mexido com a cabeça dos anti-Crepúsculos é a questão sexual entre Bella e Edward. Na cabeça deles, é inconcebível que a mocinha da história esteja ávida para "dar" e o vampirão gostosão amarele na hora "H". Pior ainda, que ele imponha a condição de só "comê-la" depois do casamento. "Como assim?", se questionam eles. E, sem terem lido os livros (ou lido alguns trechos ou parte), baseados apenas nos filmes, chegam à conclusão que o "Edward" deve ser meio "afeminado". Os "garanhões" não se conformam com a postura do personagem de Stephenie Meyer. Afinal, é assim que a nossa cultura machista dita que deve ser: se a menina deu mole, pega. Não é assim?
Pois bem, lendo os livros e analisando a personalidade de "Edward" (descrito do ponto de vista de Bella e do seu próprio, em "Midnight Sun" - livro não publicado, mas que teve uma parte vazada na internet), eu até acredito que se não houvesse o empecilho fatal de ser ele um vampiro, o príncipe do Volvo prata também não teria aguentado ao natural instinto masculino de ceder ao desejo. Já teria mandado ver. Afinal, oportunidade e vontade (mútua) não faltou. O problema é que ele não está a mercê apenas do desejo masculino, mas também do desejo vampírico. Ambos, se formos pensar bem, são instintos animalescos e bem irracionais. É apenas o prazer pelo prazer. Há quem diga que quando um homem está excitado, é a "cabeça de baixo" (sic) quem comanda. Agora pensem nessa irracionalidade masculina, num momento de excitação, somada à irracionalidade vampírica, cujo prazer está em satisfazer seu principal desejo: matar a eterna sede de sangue. Pensaram? Um vampiro comum, comeria Bella duas vezes, se é que me entendem. Mataria o desejo das suas duas partes: do homem e do vampiro.
Edward sabe disso e, apesar de já conseguir conter seu lado vampiro, ao ponto de estar perto de Bella, beijá-la e abraçá-la sem ceder a vontade de matá-la e provar daquele delicioso sangue que tanto o atrai, o rapaz ainda tem que controlar o lado masculino, que quer possuí-la sexualmente. Ele não pode deixar que o lado homem - que é o lado racional, que o faz se controlar - perca o controle. Ele sabe que é muito forte e desconhece como seria investir toda essa força sobre a frágil Bella, num momento de total descontrole, caso o animal assassino assuma a direção da situação. Já deve ser uma merda pra ele, ter que abraçá-la como se abraçasse um manequim feito de espuma de sabão ou de chantily, sem vê-la se desmanchar em suas mãos (ok, exagerei na comparação, mas foi só para caricaturizar a situação). Ou beijá-la sentindo seus dentes tão próximos do sangue quente pulsando em sua jugular e ainda assim não cravá-los nela. E todo esse puta sacrifício ele só faz por um motivo: porque ele se apaixonou por ela. Mais que isso: ele a ama ao ponto de não querer que nenhum mal lhe suceda. Principalmente que esse mal parta dele.
Daí Edward fica se segurando e protelando esse momento, na triste luta interior em querer tê-la e saber que só poderá fazer isso com segurança quando ela for como ele, e não querer que ela se transforme no monstro sem alma que ele acha que é. E como se não bastasse isso, ainda tem que contar com a insistência de Bella, que não entende esse conflito, e com o risco de perdê-la pro concorrente: um lobo quente e descamisado.
A gente já sabe que no final dá tudo certo. Que Edward e Bella têm o seu momento de amor. Ainda assim acho que as primeiras vezes não devem ter sido nada fáceis pra ele. Transferir para a cama, colchão e travesseiros o desejo de apertá-la, chupá-la (perdoem o termo, mas não encontrei outro) e mordê-la. Ainda assim Bella sai com alguns hematomas dessa experiência. Isso deve ter lhe custado muito esforço "tântrico", o que não o impediu de chegar às vias de fato. A gravidez de Bella é prova disso.
Ou seja: Edward, apesar de ser mostrado no filme como um cara inseguro e até meio bobão, é muito mais complexo e admirável. Ele escolhe não ceder ao instinto assassino por amor. Ele muda por Bella. Isto sem contar que é a primeira vez que o cara se apaixona.
Para Edward seria fácil possuí-la quando quisesse, bastaria utilizar seu poder de sedução inebriante, próprio dos vampiros. Quantas vezes Bella quase desfaleceu em seus braços apenas com um quase-beijo... Apenas um olhar mais desejoso ou um sussurro lhe faria parar de respirar. Afinal, estamos falando de uma adolescente virgem e totalmente apaixonada, e de um vampiro lindo, extremamente sedutor e experiente (um século e mais um pouco). Talvez Stephenie tivesse explorado mais os desejos de ambos e descrito isso de forma mais clara se o público alvo da saga não fossem os adolescentes. No Brasil temos uma certa liberdade no que diz respeito a assuntos ligados a sexualidade nas publicações que circulam por aqui. Mas nos EUA, há uma forte fiscalização e uma grande censura no que diz respeito a este assunto. Se um livro se propõe a ser destinado ao público adolescente, então ele deve possuir um conteúdo próprio, "não proibido". Por isso tantos marmanjos que se interessaram pelos livros da saga acabam tendo a sensação de que "faltava algo". E mesmo com toda essa preocupação, a saga Crepúsculo chegou a entrar para a "lista de livros proibidos" divulgada pela Associação Americana de Bibliotecas (ALA, na sigla em inglês). O motivo? Histórias sobrenaturais e de conteúdo sexual - alega a entidade.
Para quem se interessar em ler sobre a lua-de-mel de Edward e Bella, tenho dois links de versões que tiveram que ser modificadas por Stephenie Meyer pois foram censuradas para o público em questão.
Então, antes de fazer qualquer julgamento do personagem, se informem, para não sair falando merda por aí ou pagando mico em videozinho no youtube.

20 comentários:

  1. Scarlet εïз Tata disse...

    vc sabe o que eu acho???
    q esse casal é o resgate ao respeito as mulheres. o edward sempre respeitou bella desde o começo, sempre a tratou como uma rainha e a mentalidade do mundo atual quer q todo homem seja um comedor maldito.
    as meninas devem se respeitar mais, esperar pelo momento certo por mais tempo e não sair dando. e os homens tb devem se controlar mais e pensar menos com a cabeça de baixo.
    edward é um amor, um homem respeitador e isso é uma lição pra todos nós.
    eu apoio o casal 100%!!!!!!!!!!  

  2. Monica Marinho disse...

    É isso aí Scarlet! Independência sexual também é decidir como, com quem e quando você terá sua primeira vez, sem a pressão da sociedade, do carinha idiota que pede isso como "prova de amor". E o cara que sabe respeitar isso tem minha admiração.  

  3. Mendy disse...

    ai amigaaa.. que orgulho de vc!!! Olha, eu sou uma mulher solteira e sei o quanto eu queria ter um Edward viu!? Pq isso que ele faz é respeito e amor. Esse povo que critica me irrita, pq ou não pensam ou são machistas demais....  

  4. εϊз~ Grasyєℓℓყ εϊз~ disse...

    Amei o artigo Mônica!!
    eu li a 1º versão,e eu não ví nada de mais q não pudesse ser publicado!
    É beem melhor do que o q foi pro livro por causa da riqueza em detalhes...eu axeii liindo!  

  5. Scarlet εïз Tata disse...

    oi meninas,

    eu defendo o edward pq eu queria ter sido respeitada, como não fui.
    hj em dia é assim mesmo: esse lance de mulher independente foi um tiro que saiu pela culatra e o fato da Steph ter criado um personagem que respeita a mulher a ponto de fazer as loucuras que ele fez [abandonar a coitada] não existe mais no mundo de hj.
    me arrependo mto de ter transado antes da hora [perdi a virgindade com 24 anos, me achando mto nova ainda pra coisa] e se pudesse teria esperado mais tempo.
    edward é um gentleman e merece nosso apoio. e os machistas e feministas que se danem.
    =P

    obs: Monica, se puder, posso copiar seu texto pro meu blog? queria entrar nesse debate outro dia, mas vc expos tudo o que eu penso. se não puder, não tem problema. bjao!!!  

  6. Scarlet εïз Tata disse...

    comecei a ler o 'livro de renesmee'. jesus! jacob morando com eles no alasca... kkkkkkkkkkk... quero só ver no que isso vai dar. imprinting is all!!  

  7. Monica Marinho disse...

    Imagina, Scarlet! Sinta-se à vontade para postar o texto no seu blog e mais o que vc quiser. Afinal, tudo que publico aqui é pra gente mesmo. É só dar o crédito e tá tudo certo, fanpire! Bjks!
    Ah, depois passa o link do seu blog pra gente.  

  8. Scarlet εïз Tata disse...

    opa!
    então semana que vem eu posto tudo direitinho e com créditos, claro.
    o endereço é: www.colorsofmadness.blogspot.com

    e eu to lendo a fic, menina... está mto bom. eu tb escrevo fics, mas dos backstreet boys [ainda!]. tenho umas 2 ou 3 fics deles pendentes que um dia vou postar no meu blog secreto [quem quiser visitar é só me mandar o email pessoal pra eu adicionar aos visitantes].

    tenho apenas umas ressalvas a fazer qto a fic, mas prefiro fazer em off.

    é isso!!!

    bjokas!  

  9. Scarlet εïз Tata disse...

    obs: sobre o blog secreto ainda:
    deixe um comentário no meu blog apenas com o endereço de email, sem nenhuma deixa, ok?
    meu namorado nao sabe desse blog... ele nao entende essas paradas de mulher.  

  10. Monica Marinho disse...

    Hahahaha! Valeu, Scarlet, pode deixar!  

  11. Monica Marinho disse...

    E pode mandar as sugestões pra fic, Scarlet. Aceito todas! Bjks!  

  12. Scarlet εïз Tata disse...

    seria sobre os nomes de Jacob, q vc chama ele de Jack e seria Jake; e o nome de Renesmee do meio, que é Carlie.

    Mas se vc mudou de propósito então tudo bem.  

  13. Monica Marinho disse...

    Quanto a abreviação do nome do Jake, eu realmente vinha escrevendo errado e alguém me avisou num determinado momento. Mais pra frente eu faço uma retificação e concerto o erro. Já sobre o nome do meio da Renesmee, nem havia reparado no erro. Acho que o cometi bem no início, que é a única vez que o cito, e vou corrigir. Valeu por avisar. Bjão!!!  

  14. Scarlet εïз Tata disse...

    =D ;)  

  15. Nathy_bells disse...

    Aaaa Mo arrasou no texto ... acho que Lobão, Felipe Neto e companhia deveriam ler mais sobre a Saga ...ler artigos assim para depois sair falando.

    Os homens de hoje estão precisando de um pouco mais de Edward Cullen no sangue, para eles somos SEXO e ponto final ...  

  16. Anônimo disse...

    Monica, parabéns pela sua análise do Edward e por ressaltar de forma tão clara a profundidade do personagem. Talvez abra um pouco algumas mentes tão retrógradas e desinformadas que criticam sem conhecimento e análise prévia dos livros da saga. Gostei tanto que adicionei o texto no meu favoritos.

     

  17. Monica Marinho disse...

    Obrigada Wâ! Q bom que vc gostou. Senti necessidade de escrever esse artigo depois das besteiras que ouvi aquele Felipe Neto dizer no Debate MTV e em seu próprio vídeo. E com ele muitos outros fazem côro nesse discurso machista sem o menor conhecimento da história.
    Bjão!!!  

  18. Anônimo disse...

    Na verdade, não é o fato dele ser um HOMEM que não pega uma mulher, isso não tem nada a ver (sim, concordo que hoje falta respeito por parte dos homens)
    Acho que é o fato dele ser um VAMPIRO (ounão;x) vegetariano que se apaixona.
    Man, é a mesma coisa que pegar o verde e dizer que é azul .-.
    vampiro é vampiro, e verde é verde.  

  19. Monica Marinho disse...

    A questão do vampiro, na realidade, é controversa. Vampiro é um ser imaginário, uma lenda, e o cinema sempre brincou com essa questão. Veja, por exemplo "Blade", o cara caça outros vampiros e anda de dia sem problemas. Em "Anjos da Noite" tb temos uma outra forma de vampiros. O imaginário não tem certo ou errado ou modelo padrão, a criatividade não tem limites.  

  20. Anônimo disse...

    Eu defendo o Edward porquê ele se limita no desejo sexual pois ele sabe que irá matá-la. Mas o caso de Jacob também tem lá suas razões ele protege os humanos e se transformar um a lei é matá-los e se matar uma pessoa por desejo vampiresco também morrerão.
     


 

...