Cris Weitz, diretor do segundo filme da saga Twilight, deu uma longa entrevista ao The Hollywood Reporter, na qual ele fala sobre seu trabalho em New Moon, sobre o elenco, a escritora Stephenie Meyer e da possibilidade dele dirigir a quarta produção, Breaking Dawn (Amanhecer). Traduzimos parte da matéria para você, confira:

“O diretor de "American Pie" e "About a Boy" não era a escolha óbvia para "New Moon", o segundo livro da série de Stephenie Meyer, romance vampiro adolescente, sucesso de bilheteria. Mas Chris Weitz, que também escreve e produz, com seu irmão Paul, havia feito uma adaptação, em 2007, do conto "A Bússola de Ouro" e sentiu uma conexão com o material. Em 20 de novembro (do mesmo ano), a "Twilight" - e a Summit Entertainment, que está lançando o filme – determinou que ele estava à altura da tarefa.

The Hollywood Reporter: Por que você quis fazer ‘Twilight’?

Chris Weitz: A essência do filme, que tem muito a ver com dor e saudade, depressão e encontros e êxtase, foram emoções que me cativaram. Eu realmente amei o elenco, Kristen (Stewart) e Rob (Pattinson) ambos são extremamente talentosos. E eu queria que tivesse o mesmo toque que dei a ‘O Jogo’. Havia um monte de coisas neste filme que eu sabia fazer: uma combinação de contar uma história baseada em caracteres, mas também o manejo dos efeitos especiais e o trabalhar com jovens atores.

THR: O quanto você interagiu com Stephenie Meyer?

Weitz: Muito. Nós tivemos uma colaboração muito boa. Essencialmente, ela me aprovou como diretor, e ela não precisava. Tivemos algumas discussões que foram muito importantes – Me convencendo de que ela não queria que fosse contada uma história que era contrária ao espírito do que ela estava tentando dizer. (...)

THR: Que tipo de sugestões que ela deu?

Weitz: Tenho os seus e-mails e recorria a ela quando sentia que estava à beira de errar em um detalhe, entre outras coisas, desde os poderes de um vampiro ao olhar de uma determinada cena ou o que ela imaginou sobre um determinado local. Ás vezes, quando sentia que eu estava criando algo novo dentro do quadro, certificava-me de que ela estava ciente disso e que não iria deixá-la doente.

THR: Por exemplo?

Weitz: Um bom exemplo é a sede dos Volturi. O mais velho vampiro da família vive na Itália, e foi importante para mim que não tivesse ao redor nada que cheirasse a qualquer outro filme de vampiros. Assim, os interiores foram feitas em um estilo renascentista clássico e são muito nítidos e muito brilhante, algo que você normalmente não esperaria de um filme de vampiros.

THR: Falando em Itália, como você lidou com o problema de o galã não estar na maior parte do livro?

Weitz: Existem dois galãs neste filme, não apenas Rob, há também Taylor Lautner. Partimos do ponto de que Edward estava longe. Os leitores do livro sabem disso e o apreciam. A história é sobre a perda e a dor, ele está presente como uma ausência. Bella está sempre pensando nele e é afetada por ele. Seu retorno para o filme é realmente poderoso e isto aconteceu por não ter milhões de cenas de retorno. E o meio do filme é sustentado pelo desempenho surpreendente de Kristen e Taylor, fazendo um trabalho lindo como seu melhor amigo. Há pessoas que não gostariam de ter mais nada do que duas horas de Rob Pattinson em pé lá, e eu simpatizo com esses. Mas eu acho que também vão apreciar tê-lo de volta depois do segundo ato.

THR: Então você não alterou a história de todo?

Weitz: Não. Nós não queremos forçar algo na história. Eu não alterei o visual da história, no sentido de que no livro o personagem de Kristen tem alucinações auditivas - ela ouve a sua voz - e nós construímos efeitos muito bonitos e sutis para que possamos vê-lo bem. Mas as breves aparições, são momentos impactantes. Uma parte do filme é sustentada por sua perda e o personagem de Taylor a traz de volta à vida.

THR: O quanto você interage com os “Twi-hards” (tietes-Twilight)?

Weitz: Muito pouco. Eu não tenho uma relação direta com os fãs, eu estava muito ocupado fazendo o filme. Mas eu meio que sinto como se cada pedaço de filmagem eu estivesse falando para os fãs de alguma forma. Eu só abordei os fãs diretamente duas vezes: no início, quando eu disse: "Não se preocupem, vou cuidar deste livro", e depois para esclarecer sobre um rumor louco de que todos os Volturi estavam nus na sua cena introdutória. Mas eu escutei o que eles tinham a dizer, checando a Internet. Eu não fiz muito isso enquanto estávamos filmando, porque eu não queria ficar balançado de uma forma ou de outra (...). Mas agora que o filme é completo, posso desfrutar apenas verificando em vários sites e vendo o que eles gostam.

THR: Qual é o seu blog "Twilight" favorito?

Weitz: Eu realmente não tenho um favorito. Todos os blogs são, de uma maneira muito agradável e não competitiva, a caça furtiva e a ligação a um ou outro material. Então, se algo está em um blog, é muito provável que esteja em um outro blog também. Eu acho ótimo que existem sites de fãs que não estão lá para ganhar dinheiro, mas para expressar entusiasmo por estes livros e os filmes e eles estão felizes em compartilhar informações um com outro.

THR: Baseado no sucesso do primeiro filme, as pessoas estão esperando um grande filme. Como você cria uma sensação de mega-produção quando não há um orçamento de mega-produção?

Weitz: O orçamento não é um grande orçamento, mas não tem que ser mesmo. Ele veio para ser muito eficiente com efeitos especiais. (...) Nós conseguimos tirar tudo o que poderíamos desta situação.

THR: É verdade que você tem uma oferta para dirigir o Twilight "quarto" do filme?

Weitz: Nenhuma proposta oficial foi feita. Os fãs ficaram entusiasmados com a filmagem e o trailer e ao estúdio que respondeu bem a essa repercussão sobre mim. Teremos que ver como as pessoas se sentem sobre o filme inteiro. Não só o estúdio, mas os fãs. Antes do veredicto está fora de cogitação eu ser o diretor 4. David Slade está fazendo um grande trabalho no terceiro filme, e quando acabar, ele será o favorito do momento.

THR: o que realmente aconteceu com a Rachelle Lefevre sendo substituídos por "Eclipse"?

Weitz: Eu não sei muito mais do que todos sabem sobre o motivo por que saiu. Acho que foi um conflito de agendamento. Eu me sinto muito mal por Rachelle, enquanto que, ao mesmo tempo, acho que Bryce (Dallas) Howard é uma atriz fantástica. Ela vai fazer um trabalho fantástico.

THR: Essa é uma resposta muito robótica. Você está recebendo treinamento?

Weitz: Não, eu acredito seriamente que Rachelle é muito boa e muito talentosa e este não é o fim do mundo para ela. Eu acho que ela teria continuado a ser uma grande “Victoria”, mas existem outros papéis em que ela vai ser fantástica.

Leia entrevista original em:http://www.hollywoodreporter.com

0 comentários:


 

...