Foi tenso o clima nos bairros da Lapa e Fátima, no Centro do Rio, onde aconteceram neste domingo, 7, as filmagens de "Amanhecer". Com ruas fechadas, os moradores dos prédios só conseguem chegar até suas casas com comprovante de residência. Impedidos de circular livremente, eles queimaram banheiros químicos e fizeram fogueiras na rua.
Muitos, por terem sido avisados em cima da hora e não terem o comprovante de residência, não conseguiram chegar em casa. "Pago IPTU caríssimo, tenho direito de ir para a minha casa quando eu quiser!", protestou um morador.
A dona de um brechó na Rua do Lavradio, esquina com Rua do Riachuelo, que pediu para não ser identificada, disse: "Hoje é um dia de movimento para nós. Aos domingos temos visitas de muitos turistas. Simplesmente fecharam a rua e depois vieram com o 'papinho' (a produção do filme) que eu ganharia R$ 100. Sou trabalhadora e esse valor não cobre meus gastos. Quero os meus direitos e saber em que parte da Constituição está escrito que esse tipo de evento pode acontecer."
Por causa da confusão, a Guarda Municipal informou que um trecho da Rua do Riachuelo foi liberada até o início das filmagens, que começaram ontem, às 21h.

Nota do blog: Realmente esse tipo de coisa não poderia ter acontecido. Avisar morador em cima da hora e impedi-lo de entrar em suas próprias residências ou comércio, não me parece correto. Mas a produção do filme nada tem a ver com isso. A culpa foi de quem organizou. O pior é que a Prefeitura está tão empenhada em ganhar dinheiro com o lucro dessas produções no Rio e nãopensar no bem-estar de sua população é uma falta grave. Ô prefeito, presta atenção né?
Mas nada a ver também protestar colocando fogo, agindo com ignorância e irracionalidade. Há de se levar em conta também, que esse tipo de produção feita no bairro, só valoriza a região. E isso vai se reverter em turismo e, consequentemente, em mais lucro depois. Vamos pensar, galera!
Prefeitura e população devia se comunicar mais. Todos esses problemas poderiam ser resolvidos se houvesse mais comunicação. Como dizia Chacrinha: "Quem não se comunica, se trumbica!"

Fonte: Léo Martins, EGO

0 comentários:


 

...